Brasil, potência do Beach Tennis

É fato que o beach tennis caiu no gosto do brasileiro. A modalidade que mais cresceu durante a pandemia, virando “febre” em cidades de todo país, não para de atrair novos adeptos. Mas a verdade é que somos mais que isso: somos uma potência, e nosso nome está gravado na história mundial do esporte. E, por isso, resolvemos relembrar essa trajetória.

“O Brasil é o país do beach tennis.” A frase foi dita pelo capitão da Seleção Brasileira, o italiano multicampeão Alex Mingozzi, logo após a conquista do tetracampeonato da ITF Beach Tennis World Cup 2021, a Copa do Mundo da modalidade, realizada pela primeira vez na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. E ele tem razão.

Na ocasião, a equipe brasileira superou a Itália, igualando o time europeu (berço do esporte) em número de títulos. Em confrontos contra seis países ao longo da campanha, o time verde amarelo não perdeu nenhuma partida. Na fase de classificação superou México, Venezuela e Alemanha por 3 a 0. Depois, passou pelo Chile (3 a 0), Rússia (2 a 0) e na final ganhou da Itália por 2 a 0, com as vitórias nas duplas femininas e masculinas. Uma campanha impecável e a terceira conquista seguida do Brasil, que venceu as edições de 2019 e 2018 realizadas em Moscou, na Rússia, também sob o comando de Mingozzi (em 2020 a competição não ocorreu por causa da pandemia). O Brasil tem ainda um título conquistado em 2013, com o então técnico Antônio Carlos Lopes.

A final de 2019 foi contra a anfitriã Rússia e, em 2018 e 2013, a equipe venceu a Itália. Esta, por sua vez, foi campeã em 2012 (primeira edição do Mundial), 2014, 2015 e 2017. Já a Rússia tem um título conquistado em 2016.

A equipe juvenil brasileira, comandada por Juca Russo, também mostrou que nosso futuro é promissor. Acabou ficando em segundo lugar no ano passado, perdendo de virada para a Itália por 2 a 1, mas com jogos vencidos no detalhe pelos italianos.

Que venha a edição de 2022. A propósito, ela deve ocorrer novamente no Rio de Janeiro entre os dias 7 e 10 de novembro.

 

Regina Guedes e Renata Zwarniski são jornalistas e cocriadoras do Beach Tennis Poa.

@beachtennispoa

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.