Ex-tenista José Carlos Schmidt Filho morre em Novo Hamburgo

Um triste notícia para o esporte gaúcho e brasileiro.

Faleceu José Carlos Schmidt Filho, o Zeca Schmidt, 67 anos. Ele era professor de tênis e foi tenista profissional de destaque no circuito profissional.

Zeca Schmidt foi tenista de destaque nas décadas de 1970 e 1980. Venceu vários títulos nacionais como juvenil.

Nos Jogos Pan-Americanos de 1975, no México, ele conquistou a medalha de bronze nas duplas ao lado de João Soares. Chegou a jogar tênis na Flórida, nos Estados Unidos.

Em 1978, defendendo a Sogipa, ele se sagrou campeão mundial de Clubes, na equipe que ainda contava com outro hamburguense: Ivan Kley. Em dezembro de 2018, a Sogipa homenageou os campeões mundiais pelos 40 anos da conquista e o Portal Martin Behrend destacou a celebração: https://www.martinbehrend.com.br/noticias/noticia/… .

Zeca foi Top 100 no ranking mundial de duplas e defendeu o Brasil na Copa Davis, igualmente na década de 1970.

Na década de 1980, Zeca foi professor e treinador na Sociedade Aliança, sendo responsável pela revelação de muitos tenistas. Entre eles, Tomás Behrend, que foi um dos 50 melhores do mundo em duplas e Top 75 em simples. Num vídeo sobre o lançamento do livro de Behrend, Zeca Schmidt falou da sua relação com o atleta: https://www.facebook.com/TudoTemOpiniao/videos/116… .

Zeca também teve passagens como professor, treinador ou colaborador pela Sociedade Ginástica e Wallau Centro de Esportes. Ele é irmão do multicampeão do vôlei Jorginho Schmidt e de Marquinho Schmidt, campeão mundial de punhobol.

NOTA DO EDITOR: Cresci dentro da Sociedade Aliança com a liderança de Zeca Schmidt. Foi treinador do meu irmão e de meus primos, amigo dos meus pais. Foi uma grande amizade. Suas frases são memoráveis. Quando a gente errava uma bola fácil, ele largava: “Jacaré marcou, virou bolsinha de madame!!”

Em setembro de 2018, no espaço “Onde está o Martin”, entrevistei Zeca para falar da sua carreira. A entrevista pode ser relembrada aqui: https://fb.watch/dja7MX4Qy4/ .

Infs. via portal Martin behrend

 

 

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *